sábado, 26 de setembro de 2009

ENTOANDO E ENCANTANDO



Dois cientistas procuraram descobrir o segredo do "feitiço" de atraentes vozes, e conseguiram identificar uma série de características matemáticas comuns a todas
elas, que, de acordo com os pesquisadores, representam as características principais que a "voz perfeita" deve ter. .


Segundo os autores de tão peculiar investigação, para ser atraente, uma pessoa deve pronunciar um máximo de 164 palavras por minuto e emitir pausas de 0,48 segundo entre as frases, expressando-as com entonação diferente. .


A entonação da "voz humana ideal" deve ser de caráter decrescente, enquanto a frequência de som deve oscilar entre 34,5 Hz (hertz ou ciclos por segundo) e 12,2 Hz, o que gera um tom agradável, que não é grave demais nem excessivamente agudo. .


Além disso, o trabalho de Linn e Harris mostra que características da personalidade de quem se expressa, como a segurança em si mesmo e a confiança nas outras pessoas, influem positivamente em sua fala e na atração de sua voz.



Quanto mais férteis, mais atraentes?


Outra pesquisa, realizada na Universidade Estadual de Nova York, em Albany (EUA), mostrou que a voz de uma mulher se torna mais sedutora quando ela está em seu período mais fértil do mês, ou seja, durante os dias de sua ovulação. .


Os cientistas americanos gravaram as vozes de um grupo de mulheres durante os diferentes momentos de seu ciclo menstrual, e depois as gravações foram ouvidas por pessoas de ambos os sexos, descobrindo que as vozes qualificadas como "mais atraentes" correspondiam a mulheres que estavam no ponto mais fértil de seu período de ovulação. .


Os pesquisadores comprovaram que as gravações realizadas perto do momento em queum óvulo é liberado e pode ser fertilizado foram consideradas mais sedutoras que as gravações da mesma mulher em momentos diferentes de seu ciclo menstrual. .


De acordo com os especialistas, os hormônios sexuais femininas podem alterar a função da denominada "caixa da voz", ou seja, a laringe, produzindo modificações muito sutis e, em geral, não perceptíveis na voz da mulher. .


Os pesquisadores acham que os homens são capazes de detectar as leves mudanças provocadas na voz feminina pelas variações de seus diversos hormônios sexuais, como os estrogênios e os gestagenos. Desse modo, poderiam achar uma mulher em seu período fértil mais atraente do que outra que não está, sem saber o motivo pelo qual lhes atrai mais. .




Por Rocío Gaia.
EFE-REPORTAGENS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário